Tendência
Casar durante o dia tem sido uma boa opção para quem pretende reduzir os gastos e permanecer com uma cerimônia inesquecível.
A novidade de casar à luz do dia veio importada da Europa e dos EUA e já desperta o interesse em grande parte dos brasileiros. Um dos principais motivos em optar pelos ambientes verdes e ao ar livre é a redução dos gastos, que são bem inferiores à cerimônia de casamento tradicional.
Com o casamento agendado para o mês de setembro deste ano, a produtora de eventos Mariana Salum, 28, não abre mão da tradição. “Minha família preza muito essa questão. Eu não queria casar, mas quando resolvi planejei que fosse dentro dos ‘padrões tradicionais’ da minha família”, explica Mariana. Mesmo programando todo o casamento com um ano de antecedência, a noiva já calcula um gasto médio de R$ 28 mil, desconsiderando o bolo e os doces que ainda não foram fechados.
De acordo com a cerimonialista, Tatiana Martins, a procura por casamentos durante o dia tem aumentado bastante. Ela realiza pelo menos um a cada dois meses.. “Os benefícios são muitos. O principal deles é a questão do custo, que fica menor uma vez que os casais optam por realizar a cerimônia e a festa em chácaras, reduzindo os gastos com decoração”, afirma a cerimonialista.
A recém-casada Cyntian Dias Ferreira, 24, gastou cerca de R$ 15 mil nos serviços prestados para o seu casamento diurno, no último mês de fevereiro. Quase metade do que gastaria com uma cerimônia tradicional, tendo praticamente
os mesmos serviços. “O fato de ser durante o dia tornou tudo mais barato. A decoração, por exemplo, que não exige tanto requinte e glamour e sim simplicidade, nos permitiu cortar mais as despesas”, afirma Cyntian.
Além do baixo custo, a escolha pela cerimônia foi influenciada pela informalidade que o estilo propõe ressalta a noiva. “O casamento diurno permite mais aproximação com os nossos convidados, algo menos formal, e isso tem tudo a ver com a gente, com o nosso jeito de ser. Além disso, sempre pensei nas fotos, em como ficariam lindas se feitas à luz do dia e realmente ficaram! [risos]”.
Por falar em fotos, são justamente elas que fazem os olhos dos noivos brilharem ainda mais quando se trata de casamentos ao ar livre. De acordo com o fotógrafo Kaká, atuante na área há mais de nove anos, as fotos durante o dia são mais descontraídas, harmônicas e vivas. “A luz do sol é a mais linda, porém a mais difícil de controlar. Então é papel do fotógrafo estar atento e estudar muito bem o horário, pois em algumas situações ele precisará compensar luz com flash”, orienta Kaká.
O fotógrafo também sente que a procura dos casais pelo casamento diurno aumentou. “Em relação ao ano passado já tenho o triplo de casamentos agendados. Do jeito que vai indo, a tendência é que esta estimativa aumente ainda mais até dezembro”, diz.
por carol aleixo - jornalista
Revista noivas in fest